quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

WHAT’S IN A NAME? ANO DO RATO DE TERRA

Não é apenas um ano novo lunar chinês que se inicia em 7 de fevereiro: É também um novo ciclo de doze anos. Cada ano é regido por um de doze animais, e por um de cinco elementos – madeira, fogo, terra, metal e água.

Há, estou certa, explicações astronômicas, astrológicas, energéticas e matemáticas para esse sistema. Eu conheço apenas a lenda. Buda convidou todos os animais para uma festa de ano novo. Doze compareceram. Em agradecimento, Buda instituiu que cada um deles regeria um ano. O rato foi o primeiro a chegar à festa: É dele o primeiro ano. Não conheço uma lenda que explique como os cinco elementos entraram nesse sistema.

O ano que se inicia é um Ano do Rato de Terra. Rato de Terra? Não soa muito promissor, eu sei. Compare-o com o Ano do Dragão de Fogo (1976), ou mesmo com o Ano do Dragão de Terra (1988), que eu tive a felicidade de passar com amigos chineses na Tailândia – se me lembro bem, esse joguinho de cartas foi parte dos rituais de prosperidade. Mas acredite: Por conta da pontualidade e da primazia desse ratón en la fiesta de Buda, este é um ano muito bom para começar, iniciar, transformar, renascer, renovar, recomeçar. E por conta do elemento terra, para fazê-lo de forma realista e pragmática.

Então, Toni, que você tenha me interrompido – e bem na hora da revolta dos trabalhadores de Fordlândia contra o hamburger!– porque viu um ratão passando na frente do Vanilla Caffè, isso não é indicativo da sua dispersividade, da chatice das minhas estórias, nem do tamanhão desse rato. Isso, agora me está claro, é indicativo da sua boníssima fortuna!

2 comentários:

Too-Tsie disse...

Fico embasbacado com suas pérolas de cultura, adoro esse lance de crenças, signos, exoterismo.
De acordo com seu texto, eu nasci no ano do dragão de fogo! Que tudo!
Contagem regressiva para amanhã!

Beijocas

Lúcia BL disse...

Resposta:

querido too-tsie!

se você nasceu entre 31/1/1976 e 17/2/1977, você nasceu no brilhante ano do dragão de ouro! isso é coisa muito boa!

eu, no seu lugar, faria uma imersão em astrologia chinesa para entender o que isso significa para você aqui e agora.

beijo grande!