sábado, 2 de fevereiro de 2008

QUANDO O CARNAVAL CHEGAR

Une fois de plus... bonjour, préciosité!

Por um dos mecanismos pelos quais o calendário gregoriano sincroniza o ano civil com as quatro estações, mal começou o ano e o carnaval já chegou. O carnaval não acontecia tão cedo desde 1913.

O papa Gregório 13 cercou-se dos melhores astrônomos e matemáticos para fazer com que a Páscoa caia, ano após ano, no primeiro domingo após a lua cheia que segue o equinócio da primavera no hemisfério norte. Em 2008, esse dia é 23 de março. Subtraindo 40 dias, eis o carnaval.

Ah, não é bem assim. Subtraindo 40 dias de 23 de março chega-se a 12 de fevereiro – que dia é esse? Tive que fazer um desenho para finalmente entender tudo isso. Ou, como diria a minha amiga Bia, para apropriar-me de tudo isso.

Googlando, descobri vários sites que sustentam que o cálculo consiste em subtrair 40 dias do domingo de Ramos, o domingo anterior ao de Páscoa, para chegar-se à terça-feira de carnaval. Funcionou. Mas como uma gambiarra. Pois não faz sentido teológico, não é mesmo? Esses não são quaisquer 40 dias, mas os da Quaresma – o período onde os cristãos são convidados à ascese e à reflexão da paixão e da morte de Cristo. A Quaresma não pode acabar no domingo de Ramos, pois ele antecede a paixão e a morte de Cristo.

O cálculo fiel à teologia consiste em subtrair 40 dias do sábado de Aleluia, excluindo-se os domingos, para chegar-se à quarta-feira de Cinzas. Excluem-se os domingos porque todo domingo é uma mini-Páscoa, é dia do senhor, é dies dominicus. Há seis domingos no período.

Mas o que há entre sábado de Aleluia (22/3) e quarta-feira de Cinzas (6/2)? Para quem, como eu, pensa em períodos (e usa HP 12C ou Excel), há 45. Mas para a matemática cristã há 46 – intuo que ela pense em dias. Entre sexta-feira Santa e domingo de Páscoa há três dias e dois períodos. Daí dizer que Jesus “ressuscitou ao terceiro dia” – e não dois dias depois da sua morte.

2008
equinócio de primavera no hemisfério norte: 20/3
primeira lua cheia após equinócio: 21/3, sexta-feira
primeiro domingo após lua cheia, Páscoa: 23/3

domingo de Páscoa: 23/3
sábado de Aleluia: 22/3
menos 40 dias, excluindo domingos: 6/2, quarta-feira de Cinzas

Sim, sou nerd. Fiz um desenho, entendi tudo isso, criei novas sinapses – e estou feliz da vida.

Em homenagem à Bia e ao seu maridón Waldyr, dois buarqueanos roxos, deixo-os com Quando o Carnaval Chegar. Na interpretação lírica do seu compositor Chico, e na interpretação, er, épica de Engenheiros do Hawaii. No meio de um protesto político, há quanto tempo desejo seu beijo molhado de maracujá? O que é esse homem?


music player
I made this music player at MyFlashFetish.com.

Um comentário:

Alberto Pereira Jr. disse...

nossa que trabalhão faznedo as contas.. eu acho graça com a variedade do feriado de carnaval, páscoa e corpus christi...

beijao