terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

¡HASTA LA VISTA, COMANDANTE!

Surpreendi-me, é claro, com a notícia da renúncia de Fidel Castro. A minha opinião? Ah, fala sério. Quando quero uma opinião inteligente sobre política, busco-a em El País ou Le Monde. (Sobre política americana, em The New York Times.) E quando quero ouvir algo lírico sobre um ícone de esquerda, dirijo-me a José Saramago, Oscar Niemeyer ou Chico Buarque. Sugiro que vocês façam o mesmo.

Ainda assim, chamo-lhes a atenção para a forma, er, peculiar com que el Comandante constrói a sua carta de renúncia. Não basta a Fidel comunicar que seu estado de saúde não lhe permite a mobilidade e a dedicação de que Cuba precisa, e que confia na autoridade e experiência de los compañeras y compañeros del partido para garantizar el reemplazo.

Ele também precisa dizer que já estava tudo planejado. E não só isso: Ele também precisa dizer que já estava tudo anunciado, ainda que discretamente, em duas cartas divulgadas pela Televisión Nacional nos últimos meses. De fato, nas cartas Fidel sustenta que seu “deber elemental no es aferrarme a cargos” e que é “decidido partidario del voto unido” (seja lá o que isso quer dizer). Mas isso me parece genérico o suficiente para abarcar qualquer interpretação – inclusive que el Comandante manter-se-ia no poder para sempre.

Há ainda algo muito instigante na carta de janeiro: “Toda la gloria del mundo cabe en un grano de maíz”. Parece mais próprio de um Jesus Cristo a enaltecer as coisas de Deus ("nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um lírio do campo") do que de um Fidel Castro ateu e adepto do materialismo histórico de Karl Marx.

Quero muito refletir sobre esse grão de milho – mas preciso ir ao clube, correr. Porque esta blogueira não é só a sua mente e a sua alma – pero su cuerpo también. Por ora, deixo-os com a maravilhosa Chan Chan na interpretação gloriosa de Buena Vista Social Club e Ry Cooder.

3 comentários:

Too-Tsie disse...

Ai que raiva! Escrevi um comentário gigantesco e a página não carregou, xo sintetizar:

Acho que seria interessante a Ilha ser mais aberta agora, o que eu acho difícil pq o mister deixou tudo "pronto", mas tenho certeza que algo irá mudar.

E como todos os cubanos fora da Ilha, incluindo minha musa cubana, Gloria Estefan, também quiero mi Cuba Libre.

Alberto Pereira Jr. disse...

a "saída" de fidel não muda muito.. aliás nada.. mas tb não deixa de ser uma grande surpresa né?.. adorei a parte de vc não ser só uma mente e uma alma.. hehehe

e com certeza devemos combinar de ir ao Berlim, nunca fui mas já ouvi falar bem...

beijao

Alexandre Lucas disse...

Fidel já causou bastante como ditador da ilha por tantos anos... Nos brindou com pérolas como o repaginado Zé Dirceu.

Caldeirão já ferve para ele no Inferno!